Os Equipamentos do Nosso Estúdio

Olá!

Olá! Hoje vamos fazer um “tour” pelos equipamentos que temos no nosso estúdio, e é nele que os alunos de Produção de Áudio e Vídeo (e às vezes os alunos de Informática para Internet) realizam alguns dos trabalhos técnicos, mas também é aberto para toda a comunidade escolar, então precisamos estar munidos de equipamentos. Vem conhecer o espaço e os principais equipamentos.

1. Câmera

Talvez o principal, nosso estúdio tem disponível Câmeras Canon do modelo EOS Rebel T7i, todas com lentes EF-S 18-135mm (Futuramente, vamos fazer uma publicação para nos aprofundarmos mais nas configurações, funções e diferenças das câmeras). Elas são usadas pelos alunos para realizar alguns dos trabalhos de vídeo e de fotografia (alguns desses trabalhos são feitos somente com o celular, o que reforça que você não precisa de um super equipamento para começar a produzir), e para registrar os eventos que realizamos na nossa escola.

2. Tripé

Mantendo a sua imagem estabilizada, nosso estúdio conta com alguns tripés. Neles você pode regular o ângulo, inclinação ou altura da câmera de um jeito fácil (e estável).

3. Microfone

Agora vamos falar de outro fator essencial: o áudio. Nosso estúdio conta com alguns tipos diferentes de microfones. Esse na foto é o famoso microfone de mão. Normalmente utilizamos ele em eventos, mas ele também pode ser usado para gravar locuções. Cada microfone é usado para um propósito diferente, por isso futuramente faremos uma publicação para falarmos das diferenças de cada um.

4. Pedestal

Os pedestais nada mais são do que um tripé para o microfone. Ele é útil se você (assim como eu) treme muito, te dando mais conforto e deixando o áudio mais “estabilizado”, além de te deixar com as mãos livres e fixar o microfone em uma única posição, impedindo que seu áudio sofra muitas variações no áudio.

5. Softbox

A softbox é uma acessório que utilizamos dentro do estúdio para ajustar a iluminação do vídeo. Ela é uma caixa fixada por um tripé com uma lâmpada no interior, que geram a luz que é difundida por um tecido branco localizado na frente, deixando a iluminação mais suave, iluminando seu vídeo ou foto muito bem.

6. Luz de Led

Mais um equipamento de iluminação, nosso estúdio conta com 2 refletores de led que estão fixadas no teto e são ajustáveis conforme a necessidade. A principal vantagem em relação às tradicionais Softboxes é que, além de serem mais potentes e não necessitarem propriamente de lâmpadas, podemos controlar a intensidade e a natureza da luz. Em alguns casos você pode alterar a temperatura, deixando mais quente ou mais frio. Ela também conta com um difusor para fazer a difusão, que podem ser trocadas por filtros que regulam a temperatura ou a cor da luz (que chamamos de “gelatinas”). Nós não temos gelatinas na nossa escola, mas para o filtro colorido pode ser usado papel celofane.

7. Tela Verde

Chroma Key, ou Tela Verde como é normalmente chamada, é uma técnica que vem sendo muito usada no cinema atualmente. Com ele você pode retirar o fundo do seu vídeo e trocar por qualquer coisa (qualquer coisa mesmo, você pode ir para Paris conhecer a Torre Eiffel ou ir para dentro de um vulcão, você escolhe). Ele funciona de um jeito bem simples, nada mais é do que um tecido verde e esticado que fica atrás do objeto que está sendo gravado. Depois de feita a gravação, é só abrir o vídeo no seu programa de edição e pedir para ele tirar uma tonalidade específica (no caso no verde) e pronto! É só colocar uma foto de uma linda praia ou debaixo d’água. O Chroma ainda pode ser Verde, Azul ou Vermelho.

Algumas dicas: é bem fácil produzir uma Tela Verde na sua casa. Se você estiver pensando em fazer uma, garanta que você tenha uma boa iluminação. Você pode gravar durante o dia em um lugar externo se você não pode pagar por uma iluminação artificial. Recomendo que você grave por volta das 10h às 12h ou das 14h às 16h (não esqueça o protetor solar). Outra coisa essencial: garanta que você não está usando nada da cor do seu chroma, do contrário, ele será removido junto com o fundo e você pode virar uma cabeça flutuante (que pode ser interessante, mas nem sempre é o que queremos).

8. Espuma Acústica

Agora vamos falar de outra coisa que tem um papel super importante na hora de gravar o seu vídeo: A Espuma Acústica. A Espuma Acústica serve para isolar o seu espaço acusticamente, impedindo que o seu áudio tenha eco ou que sons externos interfiram. Ela tem esse efeito pois as ondas sonoras tendem a rebater e reverberar nas paredes, mas com a espuma, essas ondas são absorvidas. As espumas que são mais “pontiagudas” são ainda melhores pois elas “quebram” o som e tornam a absorção mais fácil. Claro que essa é apenas uma das formas de impedir que seu áudio reverbere, alguns estúdios tem as paredes revestidas de lã de vidro, que também ajuda no processo. Algumas pessoas substituem a espuma acústica por caixas de ovos, o que está errado, já que elas não têm nenhuma característica de isolamento (você pode se aprofundar mais no assunto com esse texto)

9. Lixeirinha (Mac Pro)

Nosso estúdio é basicamente dividido em 2 partes: a primeira é o estúdio em si, onde ficam as iluminações, o chroma, e onde são feitas as gravações. A segunda é onde ficam os armários que guardam os equipamentos, e também onde fica nossa ilha de edição. Nela, temos um desktop Windows, onde os alunos transferem os arquivos de gravação do cartão de memória para um pen drive ou um HD externo, e também temos o nosso Mac Pro, popularmente chamado de Lixeirinha, por conta do formato. Nossa Lixeirinha tem 16GB de RAM e 256GB de SSD, a lixeirinha mais rápida (e cara) do leste!

10. Boom

Lembra quando falei que temos diferentes tipos de microfones para diferentes funções? Pois então, ainda vamos falar de mais dois tipos principais que temos no nosso estúdio, o Boom. O Boom na verdade é um conjunto feito por um microfone direcional (isso significa que ele grava aquilo para o qual ele está apontando, direcionando o áudio) e uma vara de Boom. Ela é ótima pois isola o som ambiente do som que está sendo gravado. 

O Boom é uma invenção que surgiu entre 1920 e 1930, criado por Dorothy Arzner, uma cineasta estadunidense e a única mulher diretora de cinema trabalhando nos anos 1930 e uma das poucas a estabelecer uma reputação na indústria cinematográfica nesta época. Na transição entre o cinema mudo e o cinema com som, os microfones ficavam presos no teto, de forma fixa. Em 1929, durante as gravações do filme The Wild Party, Dorothy estava tendo problemas com a atriz Clara Bow. Bow era muito energética, gostava de se mover e circular pelo espaço durante as gravações, dificultando a captação do áudio. Foi então que Dorothy teve a ideia de prender o microfone na ponta de uma vara de pesca, e seguir a atriz com ele. Não deu outra! A ideia funcionou muito bem e hoje recebe o nome de Boom (você pode ver mais sobre a Dorothy e essa história com esse texto).

12. Microfone “Portátil”

Por último, vamos falar desse microfone “portátil”. Se trata de um microfone direcional que você pode acoplar na câmera e pronto! Não precisa de gravadores, a câmera grava o vídeo e capta o áudio do microfone juntos, dispensando a necessidade de sincronizar. Ela é bem útil e portátil, o que facilita a gravação externa, já que diminui a quantidade de equipamentos e vem com um rato morto (se você se assustou, um esclarecimento: rato morto é como chamamos essa capa peludinha que colocamos nos microfones para filtrar e impedir que seu áudio sai com sons do vento).


Uma última coisinha…

Se você chegou até aqui, tenho algumas coisas para te dizer. A primeira é obrigado, você também faz o Portal do PAV e o Estúdio acontecerem. A segunda é que esses foram alguns equipamentos que temos, ainda faltam gravadores, cartões de memória, cabos… Falaremos sobre eles com mais detalhes na Publicação sobre Câmeras e sobre Microfones.

Por último, um desafio: você já sabe o que é um Chroma Key e como ele funciona, então vou deixar uma imagem para você trocar o Fundo Verde por qualquer coisa (seja criativo!). É um exercício simples para você exercitar sua criatividade. Se fizer poste no Instagram e nos marque, estamos olhando!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora